O que acontece quando não DORMIMOS?

Às vezes não queremos que o dia comece. O alarme toca e despertamos com a sensação que não dormirmos nada! O corpo está cansado, mole, não quer sair da cama. Vamos diretos para o banho a ver se ajuda e a seguir café! Muito café. O que acontece ao meu corpo quando eu não durmo?

A quem é que nunca lhe aconteceu isto? Pode ter sido por deitar tarde, beber álcool ou comer demasiado, preocupações excessivas ou a excitação da viagem no seguinte, ruído dos vizinhos ou jetlag…

Vamos ver o que acontece com o corpo. Prometo que se vai surpreender. De certeza que não está à espera disto.

Mudanças da Hora

Na Primavera mudamos para o horário de Verão, perdendo uma hora de sono. Esta mudança ocorre na madrugada de sábado para domingo e na segunda-feira seguinte, há um aumento de 24% dos ataques cardíacos. No Outono, mudamos para o horário de Inverno, ganhando uma hora de sono. Na terça-feira seguinte, há uma diminuição de 21% dos ataques cardíacos. Nos outros dias da semana tudo volta ao normal. Este estudo foi publicado em 2014 e realizado nos EUA. Já viu o que uma hora a menos ou a mais faz na nossa vida?

Colesterol e Hipertensão

Vários estudos científicos mostraram que dormir mal pode aumentar o colesterol e tensão arterial. O sono afeta diretamente o sistema cardiovascular. Dormir mal ou poucas horas pode aumentar o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral mas, segundo este estudo americano dormir mais de 9 horas também pode aumentar o risco! Claro que estamos a falar de adultos, é normal as crianças dormirem mais. Se quisermos diminuir o risco de ataque cardíaco ou avc temos de dormir bem.

Obesidade

Dormir mal pode nos fazer engordar. Quando não dormimos bem, a leptina, hormona da saciedade, diminui e a grelina, hormona da fome, aumenta. Com o tempo começamos a ganhar peso e o excesso de peso pode causar apneia do sono, onde literalmente paramos de respirar por momentos durante a noite. A apneia agrava ainda mais a desregulação hormonal. Acabamos a dormir com máscara para a apneia. Estas pessoas precisar de melhorar ao mesmo tempo o sono, alimentação e exercício físico.

Diabetes

Uma má noite de sono ou um sono insuficiente durante meses, alteram a glicose e insulina, desregulam o apetite, aumentando a resistência à insulina e o risco de Diabetes tipo 2. Mais apetite por farinha, doces e porcaria. Quem nunca sentiu que só lhe apetece comer estas coisas após uma noite sem dormir?

Fertilidade

Dormir mal diminui a testosterona nos homens diminuindo a fertilidade, líbido, erecção e massa muscular magra. Nas mulheres não é tão conhecido o efeito da qualidade do sono mas tudo indica que afeta também a fertilidade.

Inflamação

Tanto dormir poucas horas como não dormir, aumentam a proteína C Reactiva (PCR) no sangue, um indicador de inflamação que se mede nas análises clínicas. A PCR é produzida no fígado como resposta a infeção ou inflamação crónica. É também um indicador de risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Imunidade

Uma única noite mal dormida pode diminuir em 30% as células assassinas. Também conhecidas como Natural Killers, são linfócitos que combatem micróbios e tumores. Durante a noite, a melatonina que produzimos quando temos um sono de qualidade, regula as nossas defesas melhorando a nossa capacidade de sobreviver a infecções e matar células cancerígenas. O sono de qualidade fortalece o sistema imunológico. Quando não dormimos bem aumentamos o risco de infecções, ficamos mais fragilizados ao ataque de micróbios.

Conclusão

Mas também de cancro. Há uma associação entre dormir mal e risco de cancro. Hoje já há quem classifique as insónias como carcinogénicas. E os trabalhadores por turnos são um grupo de risco pois a constante rotatividade prejudica a produção de melatonina aumentando o risco de cancro.

A Melatonina comporta-se também como um inibidor de aromatase, uma classe de medicamentos usados no tratamento do cancro da mama. Ela é anti-cancerígena.

Então, já convenci-lhe a cuidar melhor do seu sono? E se eu lhe disser que dormir pouco acelera o envelhecimento?

Próximo
Próximo

Descobre o teu cronotipo