Descobre o teu cronotipo

Não somos todos iguais e algo que nos diferencia geneticamente é o tipo de relógio biológico ou Cronotipo. O cronotipo influencia tudo desde a que horas me deito, a que hora me levanto, a que hora devo comer, quantas vezes como por dia, quando é melhor fazer desporto, quando mentalmente tenho mais rendimento.

Tratar as pessoas com igualdade nos turnos de trabalho pode reduzir a produtividade e a saúde daqueles que não se enquadram. Tratar os filhos como se fossem clones de nós próprios pode gerar sérios traumas e fracassos monumentais.

O que são Cronotipos?

Cronotipo é definido como o horário de sono predeterminado geneticamente. Então todos nós nascemos com um cronotipo, tal como nascemos com uma cor de olhos ou cabelo! Mas não é tão fixo como a cor pois também depende da idade e do género. Os adolescentes costumam ser cronotipos mais vespertinos do que as crianças e os idosos e as mulheres têm geralmente cronotipos mais matutinos do que os homens.

O lugar onde vivemos também afeta o cronotipo. Exemplo: um cronotipo intermediário de uma população urbana seria classificado como um tipo moderadamente vespertino numa população rural; mas se uma pessoa se mudasr da cidade para viver no campo, o oseu cronotipo avançaria devido à maior exposição à luz externa durante o dia e menor exposição à luz artificial à noite.

Embora o cronotipo na sua definição pareça estar relacionado apenas com o padrão de sono, na verdade ele influencia todo o funcionamento do corpo e da mente e está relacionado com o ritmo circadiano, ou seja, o ciclo de 24 horas.

Qual é o meu cronotipo?

Os cientistas descrevem dois cronótipos principais: Matutino e Vespertino.

Matutino é o cronotipo matinal. As pessoas que nascem assim acordam cedo naturalmente, gostam de se deitar cedo, gostam mais de um bom pequeno-almoço do que de um grande jantar, tendem a ser disciplinadas, trabalhadoras matinais, cheias de energia pela manhã, vão para ginásio no início do dia. Eles também são chamados de madrugadores ou cotovias matinais. Crianças e idosos tendem a ser madrugadores, mas nem todos são. Com o envelhecimento, tendemos a mudar pelo menos ligeiramente para um cronotipo matutino. Ou pelo menos somos mais capazes de.

Para quem é madrugador e deseja fazer jejum intermitente, saltar o jantar é a melhor opção. A melhor estratégia de dieta é um pequeno-almoço de rei ou rainha, um almoço de príncipe ou princesa e um jantar de pobre.

Praticar exercício físico pela manhã também é melhor. Como estudar ou fazer as tarefas mais exigentes mentalmente como reuniões, apresentações, cirurgias ou escrever.

A energia diminui com o passar do dia, em alguns mais rapidamente do que noutros, dependendo do que comem, idade e outros fatores genéticos que posso explicar em outros vídeos porque algumas pessoas são quase inesgotáveis energeticamente e outras esgotam-se muito rapidamente. Resumindo, mesmo dois madrugadores podem ser muito diferentes, um pode quase trabalhar apenas durante a manhã e outro pode trabalhar o dia inteiro com força total. O mesmo acontece com o tempo de sono, alguns precisam de 8 a 9 horas outros podem precisar de menos.

Os madrugadores também tendem a lidar pior com café, álcool e drogas. É mais fácil para eles terem hábitos super saudáveis.

Vespertinos é o cronotipo tardio. As pessoas que nascem assim tendem a acordar mais tarde porque naturalmente também se deitam tarde, tendem a acordar sem fome (mesmo crianças pequenas) e adoram um bom jantar, tendem a ser mais criativas, preferem no trabalho turnos da tarde ou noturnos, são mais produtivos à noite, vão ao ginásio antes do jantar. Eles também são chamados de Noctívagos ou Corujas noturnas. Os adolescentes tendem a ser notívagos. Os homens também são mais propensos do que as mulheres a este cronotipo.

Para quem é Vespertino e quer fazer jejum intermitente, saltar o pequeno-almoço é a melhor opção. A melhor estratégia alimentar é um pequeno-almoço pobre, almoço moderado e bom jantar. Mas cuidado! O relógio do aparelho digestivo tem regras próprias que devem ser respeitadas. O tubo digestivo tem um horário de funcionamento diurno. Comer durante a noite pode fazer-nos sentir muito mal no dia seguinte.

Praticar exercício físico à tarde também é melhor. Para estudar ou fazer as tarefas mais exigentes mentalmente também é melhor à tarde ou noite.

Os Noctívagos tendem a lidar melhor com café e têm maior propensão para álcool e drogas.

Por razões óbvias, os Noctívagos podem ter mais dificuldades em se adaptarem às rotinas diurnas. Quando um cronotipo Vespertino entra em conflito com as demandas da sua agenda, isso é denominado Jetlag Social, muito comum em adolescentes e jovens adultos. Tentar conciliar o seu estilo de vida natural com a escola ou o trabalho, que estão socialmente pensados para os Matutinos, pode causar falta de energia e outros transtornos como défice de atenção.

Conclusão

Para termos boa saúde, excelente desempenho físico ou produtividade nos estudos ou no trabalho precisamos de sincronizar as rotinas diárias com o nosso cronotipo.

Para quem tem de seguir uma rotina que não condiz com o seu cronotipo, controlar os hábitos de sono é fundamental para evitar insónia, cansaço, depressão, défice de atenção, hipertensão, diabetes ou obesidade, por exemplo.

Mas os melhores resultados ocorrem quando moldamos as rotinas de trabalho, estudo, exercício e refeições ao nosso cronotipo em vez de nos forçarmos a fazermos ao contrário.

Anterior
Anterior

O que acontece quando não DORMIMOS?

Próximo
Próximo

Intolerância alimentar! Como saber e o que fazer?