Intolerância alimentar! Como saber e o que fazer?
A intolerância alimentar pode passar despercebida e originar problemas de saúde variados desde inflamação da pele a dores de cabeça. Não é fácil de detectar pelos testes e podem fazer da nossa vida um pesadelo.
Vou esclarecer tudo o que precisa saber para detectar e eliminar problemas de intolerância.
Que sintomas ou doenças podem causar?
Podem causar alterações intestinais, asma, rinite, eczema ou apenas muita comichão, retenção de líquidos, problemas de líbido ou ereção, abortos, dores de cabeça ou alterações de humor.
Qual é a diferença para uma alergia?
Ainda que a alergia e intolerância têm em comum um excesso de histamina, nas alergias há produção de anticorpos do tipo E (IgE), que têm uma ação imediata, e na intolerância há a produção de outro tipo de anticorpos de ação retardada, ou seja, podem demorar horas a dias a causar efeitos o que dificulta a deteção da causa. Há ainda uma terceira possibilidade em que não há produção de anticorpos mas há libertação de histamina.
Quanto tempo pode demorar os sintomas a manifestarem-se?
Os sintomas gastrointestinais ou respiratórios podem demorar até 3 dias a manifestarem-se.
O que pode causar?
Há várias possíveis causas como em tudo. A alimentação inflamatória atual, rica em açúcar e aditivos alimentares que podem danificar o intestino, o uso excessivo de medicamentos que, juntamente com a dieta, destabilizam a flora intestinal, responsável pelo equilíbrio imunológico.
Há mais duas causas a considerar, a emocional e a programação que ocorre no útero durante a gravidez.
A gravidez pode influenciar?
Sim, a flora intestinal que a mãe passa para o filho influencia, assim como a sua alimentação. Sabemos que bons níveis de ácidos gordos de cadeia curta diminuem o risco da criança desenvolver asma, por exemplo. Eles são produzidos pela ação das bactérias intestinais sobre as fibras que comemos.
E as emoções?
A histamina é utilizada pelo cérebro para guardar memórias emocionais. Assim, uma determinada substância pode ativar memórias e respostas físicas.
O que devemos fazer?
Podemos sempre recuperar o equilíbrio intestinal, libertar-nos dos traumas passados mas devemos voltar a fazer o que fizemos durante milhares de anos. Ter rotatividade alimentar, ou seja, não comer sempre o mesmo todo o ano e todos os dias para dar descanso ao sistema imunológico. Se houver algo que nos incomoda, uma pausa de meio ano pode ser suficiente para recuperar a tolerância a esse alimento. Mas hoje, a maioria come gluten, lácteos e outros alimentos todos os dias, desde que nasceu até morrer. Isso é a receita perfeita para criar transtornos imunológicos.
Em resumo, introduzir rotatividade e usar alguns suplementos para diminuir histamina e melhorar o intestino são o caminho certo. E se possível, trabalhar sobre o lado emocional.