Os plásticos podem causar cancro?
Mais de 100.000 moléculas foram criadas pela indústria química desde 1940. Moléculas que nunca existiram e cujos efeitos na saúde e no planeta não são inteiramente conhecidos. Aditivos alimentares, detergentes e outros produtos de higiene, cosméticos, agrotóxicos, inseticidas, utensílios de cozinha, brinquedos são alguns dos produtos onde estas moléculas inovadoras foram utilizadas.
No caso dos cancros hormonais, os mais preocupantes são os disruptores endócrinos ou desrreguladores endócrinos, moléculas que se comportam em humanos e animais como hormonas causando efeitos nocivos. Também são chamados de xenostrogénios.
Os Bisfenóis ou BPA's são um exemplo e estão presentes em utensílios de plástico e revestimento de latas ou metais. Os estudos mostram que podem causar alterações nas glândulas mamárias (tumores), desregular o ciclo menstrual, infertilidade, inicio precoce da puberdade, alterações de comportamento, fígado, rins e imunológicas.
Mas porque não são proibidos? França proibiu os plásticos com BPA mas foi advertida pela União Europeia a recuar. Porquê? Porque a Agência europeia para a segurança alimentar diz que a dose diária ingerida está dentro dos níveis considerados seguros. Tudo bem, mas há 3 considerações que devemos anotar: Os níveis considerados seguros têm vindo a baixar. Por outro lado a capacidade de os eliminar não é igual em todas as pessoas e na espécie humana há muita diversidade genética na capacidade detox. Por último não ingerimos apenas BPA's. Estamos em contacto com ftalatos, outro plástico similar, resíduos de pesticidas, inseticidas, pasta de dentes entre muitos que todos juntos, em simultâneo, não sabemos se aumentam o risco pois os estudos são feitos apenas para um químico e na verdade estamos em contacto de centenas a milhares deles.
O melhor é ter uma atitude preventiva. No passado muitos químicos, hoje banidos, foram amplamente usados. Evite plásticos, produtos de higiene e cosméticos com estes químicos e procure ingerir verduras e carne de agricultura biológica.
Lista de químicos potencialmente cancerígenos
Plásticos, revestimento de latas, papel de facturas
Bisfenois
Ftalatos
Alimentar
BHT E321
Cosméticos
Metilparabenos e etilparabenos
Resorcinol
Benzofenona
Pastas de dentes
Triclosan
Detergentes
Nonilfenóis
Inseticidas, agrotóxicos
Tebuconazole
Pentaclorofenol
Zineb
Ziram
Fontes:
Rev Environ Health. 2008 Jan-Mar;23(1):1-37