Como a gravidez afeta o bebé?
Uma gravidez agitada pode influenciar a personalidade do bebé? As emoções fortes da mãe mexem com o bebé? A alimentação da mãe afeta o bebé?
Sempre me disseram que os bebés estão protegidos na barriga da mãe, que nada lhes pode fazer mal. "Os anjos protegem os bebés, André!" Acredito que uma força maior os protege dos nossos erros. No entanto, o seu futuro já é programado na útero. O seu corpo e, em parte, a sua personalidade são moldados durante a vida uterina.
As emoções da mãe e a personalidade do bebé
No crescimento do bebé, os genes são moldados pelo estiolo de vida da mãe. O seu tamanho, a quantidade de receptores das células, a sensibilidade a neurotransmissores e hormonas são moldados durante a vida uterina. A natureza é perfeita, e não sabendo se iremos nascer num mundo de paz, guerra, fome ou abundância criou a programação metabólica para moldar a nossa informação genética ao mundo em que vamos nascer. Por exemplo se a mãe vive muito assustada a criança poderá ser mais nervosa e insegura.
A alimentação influencia as doenças do futuro
Não são apenas as emoções da mão que influenciam. Se a mãe come demasiados doces a criança terá menos receptores de insulina, logo maior risco de diabetes. Níveis baixos de vitamina D na gravidez podem aumentar o risco de desenvolver esclerose múltipla mais tarde na vida. O DHA, um tipo especial de ómega 3 é muito importante para a formação do cérebro influenciando a capacidade cognitiva da criança.
O bebé na barriga da mãe já sente tudo o que a mãe sente. A mãe é o reflexo do mundo e a imagem que é transmitida ajuda-o a preparar-se para sobreviver nele. Esta programação não termina no nascimento mas estende-se durante mais alguns anos. É por isso que somos muito marcados pela nossa vida uterina e primeiros anos de vida. Até o que gostamos de comer é determinado nesta fase pelo que a mãe come e nos dá a comer.
Gostou deste artigo? Compartilhe a sua experiência nos comentários ou o que gostaria que escrevesse!