Água com gás descalcifica?

24/04/2020   Alimentação / Reumatologia

Beber água com gás descalcifica os ossos. Será verdade?

Muitas pessoas têm receio de beber ou exagerar com receio que descalcifiquem os ossos. No entanto este mito é falso. A água com gás contém ácido carbónico resultante do gás adicionado (dióxido de carbono). Este ácido não causa problemas e até faz parte do sistema de bioregulação do pH do corpo humano. Águas com gás, especialmente as naturais ajudam a alcalinizar devido aos minerais que contêm, além do gás. Este efeito alcalinizante previne a descalcificação dos ossos. Ou seja, não só é falso este mito como é o oposto.

 

Mas se falarmos de bebidas com gás, aí a conversa é diferente. Muitas descalcificam sim. Num estudo randomizado observou-se que beber refrigerantes coca-cola aumentava a perda de massa óssea, ou seja, causava descalcificação dos ossos.

Outro estudo realizado no Canadá em 2001 observou o mesmo em adolescentes, ou seja, os que tomavam mais refrigerantes tinham menos cálcio nos ossos. (Osteoporos Int. 2005;16(12):1803-1808)

 

Se queres conhecer as melhores fontes de cálcio, os alimentos que descalcificam e os alimentos que fortalecem os ossos então este vídeo é para ti O Cálcio, a Alimentação e os ossos