Os Benefícios do Leite Dourado (Golden Milk)

21/10/2019   Alimentação / Cancro

Golden Milk ou Leite dourado é uma bebida tradicional indiana à base de curcuma. É conhecida popularmente por ser anti-inflamatória, ajudar a prevenir o cancro e outras doenças degenerativas como perda de memória, diabetes e doenças cardiovasculares.

É também uma ótima bebida de inverno pois protege o corpo contra as baixas temperaturas. O gengibre, a curcuma e a pimenta são termogénicas e mantêm-nos mais quentinhos no inverno. Por outro lado melhoram as defesas prevenindo contra as infeções.

 

Na medicina ayurvédica é muito recomendada para problemas de memória e usada para prevenir demências e perda cognitiva.

 

O Leite dourado ou Leite de curcuma é uma bebida antiaging que junta os benefícios de várias especiarias que a ciência já atestou o seu potencial terapêutico. É mais um presente da fabulosa culinária indiana e medicina Ayurvédica que podemos incorporar nos nossos hábitos de inverno para aumentar a nossa riqueza nutricional e nos proteger contra as doenças da época e prevenir o envelhecimento.

 

Existem várias receitas. Além da cúrcuma e gengibre, dependendo da tradição, pode-se adicionar canela, cravinho e cardomomo. Pode ser feito com leite animal ou leite vegetal. Um dos mais adequados é o leite de côco.

 

Primeiro prepara-se a pasta, juntando a mistura de curcuma e água ao lume. Pode confeccionar uma boa quantidade de pasta de curcuma e conservar durante 15 dias no frigorífico. Também pode preparar apenas a mistura de curcuma e guardar durante vários meses.

 

Mistura de curcuma

  • 2 colheres de sopa de cúrcuma em pó
  • 2 colheres de chá de gengibre em pó
  • 2 colheres de chá de canela em pó
  • 1 colher de chá de pimenta em pó

 

Modo de preparar

Se vai preparar para guardar, adicione o dobro em água e mexa ao lume brando até formar pasta mole. Se vai usar no momento, retire uma colher de chá cheia da mistura e 2 colheres de chá de água e mexa ao lume até formar pasta. Depois adicione um copo de leite de côco. Fica melhor se adicionar também 1 ou 2 colheres de chá de óleo de côco. Mexa ao lume até ficar bem quente (não ferver) por 5 minutos. Pode adoçar com mel.