Pastinacas - sabe o que são?

24/02/2018   Alimentação

A Pastinaca é também conhecida por cherovia ou chirívia. É da família das cenouras mas não é uma cenoura pálida. É uma pastinaca.

Era muito utilizada da alimentação antes da chegada das batatas à Europa e atualmente é cultivada em Portugal na região da Serra da Estrela.

Pertence à família das Apiáceas ou Umbelíferas, família esta que tem muitas plantas presentes na nossa cozinha, como as cenouras, coentros, salsa, aipo, erva-doce e cominhos.

Tal como as cenouras, come-se as raízes que contêm mais açúcar do que estas, 75 calorias por cada 100 gramas, semelhante às bananas. Mas contém também 13% de fibra o que ajuda a retardar a sua absorção, controlar o colesterol e prisão de ventre.

Tem um bom teor de antioxidantes e alguns estudos da Universidade de Newcastle dizem que também têm ação anti-inflamatória e protege contra vários tipos de cancro como o do Cólon e a Leucemia Linfoblástica aguda.

 

Tem um sabor doce, intenso e muito agradável e é mais um hidrato de carbono para utilizar na sua alimentação em vez do arroz, batata e massas. Fica ótimo em forma de puré!

Bom apetite!